Movimento Vandativista destrói para construir sociedade melhor

Eles nem chegaram ao poder, mas já se sentem acima dele. A Lei Eleitoral n° 12.034 permite a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Mas não é isso que certos candidatos estão fazendo. A mesma lei proibe ainda a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza em as árvores e nos jardins localizados em áreas públicas. De novo, regras pouco respeitadas pelos candidatos.

Não existe político que esteja acima da lei. E, ainda que a fiscalização insista em fazer vista grossa, nós do Movimento Vandativista sabemos fazer política antes das eleições. Somos um movimento apartidário, não temos preferência por nenhum candidato. Nós só não vamospermitir que a impunidade já comece antes do mandato, seja de lá de quem for. Quem passar por cima da lei para se autopromover está sob sério risco de sofrer retaliações – pixações, incêndios e afins.

E convidamos você para agir também! Mande pra gente a sua forma de impedir propagandas ilícitas! Nós publicaremos em nosso blog e colocaremos o nome do candidato em nossa lista. Vandativismo já!

Grupo Vandativismo

Anúncios
Esse post foi publicado em Videos e marcado . Guardar link permanente.

76 respostas para Movimento Vandativista destrói para construir sociedade melhor

  1. Caio Costa disse:

    Incrível iniciativa. Parabéns.

    Gostaria de poder fazer o mesmo, mas aqui na cidade, espertamente, os políticos contratam pessoas para segurar suas faixas em qualquer lugar. Nas esquinas das praças, por exemplo, os imbecilóides que estão “trabalhando” segurando as placas e bandeiras fazem questão de estender tudo no meio do caminho, atrapalhando a vida de todo mundo que passa.

  2. Carlo disse:

    Galera,

    Vocês estão de parabéns!!! Alguém tem que fazer uma coisa pra tentar melhorar um pouco este nosso país.

    Abs!!

  3. José Juan disse:

    Uma contribuição de terras cariocas.

    http://www.youtube.com///watch?v=12mfTI2HYdk

    Continuem na luta!

  4. Jesus de Nazaré disse:

    Muito bom! Parabéns!

  5. Flávio Moreira disse:

    Apenas jogar no lixo não tava de bom tamanho? Ou tirar de onde não pode ficar… Não quero defender os políticos que fazem esse tipo de campanha, pelo contrário. Mas um erro não justifica o outro.

    De qualquer forma é vandalismo, pois agride um bem de propriedade alheia. Seria como se parar esse Honda Fit num lugar proibido me desse o direito de qubrar seu retrovisar.

    Vale pela mensagem, não pelo ato em si…

    abs

    • Grilo D disse:

      Não considero um erro. É a inutilização de material ilegalmente usado, como faz a Polícia federal com material pirata e drogas. Se jogarem no lixo, o safado pode recuperá-lo. A inutilização do material fica como uma “pena” pelo crime cometido, já que as autoridades não tomam a iniciativa.
      No máximo, desobediência civil. Aplausos!
      Grilo D

  6. supernada disse:

    eu costumava destruir propagandas da clear channel e outdoors… achava legal

  7. Rafael Lisboa disse:

    Apóio totalmente a iniciativa de vocês e já estou divulgando-a. Aqui em Campinas é a mesma coisa, um desrespeito total a lei eleitoral . Quem dera ter tempo disponível para ajudá-los nesta quest, porém farei tudo a meu alcance para divulgá-los !!

  8. Fabiane disse:

    Achei interessante linkar a lei à qual vocês se referem http://www.tre-sp.gov.br/legislacao/lei_12034.pdf (art. 37, pág. 6) Gostaria muito que a população não votassem em candidato que polui (em todos os sentidos, visual, sonora e ambientalmente)!

  9. Delson disse:

    PARABENS!!!!!!!!!!!
    Precisamos fazer muito mais disso!
    Em TODOS cavaletes…..

    Vou fazer a minha parte
    Delson

  10. Macnoll disse:

    Parabéns pela iniciativa!!! Se mostraram íntegros, alheios à um ou outro partido.
    Aqui no RS eles não estão respeitando NADA. Nem ruas, avenidas, nada.
    Mas cuidado, destruir material publicitário dos partidos é crime, mesmo que estejam em locais proibidos e passíveis de recolhimento. Muito cuidado com as imagens que possam identificar alguém.
    A esquerda nacional não gosta de vândalismo – entenda-se como esquerda PSDB, PT, PCdoB, PDT e PMDB. Vandalos podem destruir, pixar e quebrar, desde que filiados à CUT, MST ou Via Campesina e em atos “sociais”. Muito cuidado.
    Mas muito bem feito!

    • vandativismo disse:

      Obrigada pelo comentário, Macnoll. Acho que o comentário da Roberta aponta que estamos protegidos em relação ao cumprimento desta lei. Como dissemos em nosso site, não praticamos o vandalimso e sim o vandativismo. É a destruição para a construção de algo melhor e não a destruição por si. Valeu!

    • Grilo D disse:

      PSDB e PMDB eram esquerda até os anos 80…
      Mas isso é igual pra todos. Mexa no bolso de um direitista, como o PP, o DEM e o PSDB, e a reação será a mesma. A diferença é que quem virá tirar satisfações será um jagunço. Vandalismo contra criminosos não é crime!
      Abraços,
      Grilo D

  11. Roberta disse:

    Concordo com o cumprimento da lei, na sua totalidade. Acho que queimar os cavaletes é um pouco exagerado, em vista que pode causar acidentes. Mas concordo totalmente com a inutilização das propagandas em local irregular.
    Aqui em Porto Alegre, pode-se colocar propaganda a 2m do meio-fio, mas obviamente não é respeitado. Foi criado o movimento http://sujosuacara.tumblr.com/
    Parabéns! Abs

  12. Roberta disse:

    Sobre a destruição dos materiais publicitários ser crime, diz:
    Art. 331. Inutilizar, alterar ou perturbar meio de propaganda devidamente empregado:
    Pena – detenção até seis meses ou pagamento de 90 a 120 dias-multa.
    obs.dji.grau.2: Art. 336, Crimes Eleitorais – CE
    Art. 332. Impedir o exercício de propaganda:
    Pena – detenção até seis meses e pagamento de 30 a 60 dias-multa.

    Ou seja, destruir propaganda devidamente empregada é crime. Se está em local proibido, não é. Simples assim.

  13. Peter disse:

    Parabéns….

  14. Dani disse:

    Jesuuuuis! Senti uma alegria IMENSA no coração quando vi o cavalete pegando fogo! Será que Nero habita minha mente? Será que eu tenho tendências pirofágicas? Não, eu sou apenas mais uma inconformada com a política vergonhosa deste país! Obrigada por vcs existirem! Se precisar de uma ajudinha, tâmos aí! =)

  15. Paulo disse:

    Meu… que coisa mais sem graça, atitudes assim que promovem mais atos de vandalismo contra o dinheiro público. Esse é um recado pra você que faz parte dessa juventude desocupada…
    Peguem os livros camaradas, a re-evolução será intelectual… estando lá vcs ou não!

    Forte Abraço

    • vandativismo disse:

      Obrigada pelo comentário, Paulo. Não sei se teve a chance de ler nosso blog, mas, como dissemos, não praticamos o vandalimso e sim o vandativismo. Nenhuma das ações, principalmente as que envolvem fogo, foram muito bem calculadas. Asseguramos que nenhuma outra propriedade foi destruída no ato. Praticamos a destruição para a construção de algo melhor e não a destruição por si. Valeu!

    • Grilo D disse:

      Dinheiro público? Campanha política é financiada com capital privado.
      Abraços,
      Grilo D

  16. Caio Costa disse:

    Acho incrível o comodismo e o cinismo do brasileiro. Reclamar da bagunça todo mundo reclama. Aí quando aparece uma dúzia de pessoas dispostas a dar um basta, é mimimi não pode por causa da lei, mimimi não pode porquê é crime.

    FORA DA LEI, ERRADO é o VAGABUNDO do político que manda atrapalhar o meu direito básico constitucional: o de ir e vir. ISSO SIM é crime.

  17. Pessoal, parabens pela iniciativa. Nao se deixem levar pelos comentarios negativos, mas se houverem criticas construtivas, que venham! Quando eu era mais novo criei um movimento contestador chamado Os Inconfidentes. Que bom seria ter conhecido gente assim ha 20 anos atras.
    O Vandativismo representa o grito desesperado pela mudanca!
    Minha forma de ajudar eh divulgar na minha lista para 700 pessoas.
    Forca!
    A luta continua!

  18. Raff Ribeiro disse:

    Muito bom!

    Tava doido pra fazer isso!

  19. Vine disse:

    Wow! Tenho uma grande vontade de fazer o mesmo
    com essas placas que estão perto de casa!

    #foda!

  20. Fer Martins disse:

    Parabéns!

    Vocês colocaram em prática algo que muita gente tem vontade de fazer, mas falta coragem.
    E fizeram isso amparados pelas leis.

    Sensacional!

    Espero que mais gente apóie e participe de alguma forma!

  21. Raphael disse:

    Ganharam um aliado no sul, Curitiba.

    Fazemos o mesmo a uma semana, e vi um post sobre vocês no Brainstorm. Continuem assim e assim que pudermos, colocarei algum vídeo e terão nosso apoio.

    Att,

  22. Lucas W. disse:

    incrível iniciativa.

    notícias de minha cidade natal, aliás:
    http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-3–708-20100920-201009211-1-120992

  23. Ursones disse:

    Aoaaaaaaaaa… ai sim … dpois falam que o graffite é que é vandalismo … tem que queima memo essas pohhas! xD
    parabéns pela iniciativa!

  24. Lincoln disse:

    Passamos de moto e chutamos aquelas que ficam nas margens – Curitiba.

  25. Juan Castro disse:

    Interessante a forma de protesto de vocês.
    Só não concordei com a parte de atear fogo nas placas, por questão ambiental, mas é só minha opnião.
    Parabéns!
    Abraços

  26. Ge disse:

    Essa é a melhor forma de agir, usando a lei, isso mostra que o Brasil ainda tem salvação, eu não conheço totalmente as leis, pois eu não fui instruído a isso, pois tanto os meios de comunicação e ate mesmo a escola não me informam isso, por isso fico muito agradecido por estarem mostrando a melhor forma de combater essa maldição que cresce a cada 2 anos… educação é tudo, apoio isso…mas gostaria tb de saber sobre oq a lei diz sobre “santinhos”, bandeiras e ate mesmo carros de som.

  27. Filipe Portes disse:

    parabenizo a iniciativa,
    mas não acho que o vandalismo a melhor forma de protesto ou ativismo.
    Infelizmente o ato de inutilizar a propaganda irregular é pífio, posto que provavelmente tal propaganda saiu do nosso próprio bolso, através de verbas para campanha.
    talvez fotos dos locais onde estão as publicidades e denunciais formais a TREs façam mais efeito.

  28. Boa noite caros,
    Excelente iniciativa, fiz questão de fazer uma postagem no meu blog divulgando o movimento. Abraços.
    http://www.putsgrilo.com/politica/eleicoes-2010-movimento-vandativista-contra-maus-candidatos/

  29. Ribamar disse:

    Achei a idéia de ótimo impacto. Mas como todo projeto em seu início, existem algumas coisas que podem melhorar. Quem sou eu pra dizer o melhor pra vocês, mas o que eu digo acredito ser construtivo.
    Primeiro: tomem bastante cuidado, se informem com quem entende da lei (advogado), vejam se estam completamente protegidos por ela. Se não estiverem tomem cuidado para não serem pegos.
    Segundo: tomem muito cuidado com a comunicação de vocês (estou me referindo a resposta de vocês ao Paulo, terceira e quarta linha). Isso pode ser usado contra vocês em opiniões públicas.
    Terceiro: Cadê vocês no twitter, facebook e afins? Divulgação é tudo, meus caros.

    Boa sorte.

  30. isabella disse:

    Bacana a iniciativa de vocês. Acho que o que falta hoje nesse país é exatamente isso, atitude, movimento. Todo mundo só faz reclamar, criticar, mas não move uma palha pra mudar alguma coisa.
    Espero que o sentimento se alastre e que quem se incomoda mostre a esses políticos corruptos revolta e ação.
    Vou divulgar!
    Abç.

  31. JYTULOIK disse:

    Muito bom!! Já tive vontade de comprar uma caneta marcadora e vandalizar esses cartazes nestas eleições. Andar nas calçadas estreitas e mal-conservadas das ruas de Sao Paulo já é difícil, com essas placas atrapalhando e dificultando a visão até para os carros, é uma gozação da nossa cara. FDPs desses políticos. – professora do ensino fundamental 2.

  32. Michellito disse:

    Otima iniciativa….todos deveriamos fazer isso na cidade!!!

    Muito bom!! Parabéns pela atitude!!!!

  33. cadeia neles disse:

    cadeia neles cadeia neles cadeia neles cadeia neles !

  34. Diogo disse:

    Finalmente o bom vandalismo!!! Mas pichar satirizando os candidatos e citando a lei é a melhor opção. Arrastar pode deixar pregos e outros resto pela rua… Fogo pra quem ta perto fede, fumaça etc… pra quem passa… Um motoqueiro pode se queimar…
    Mas mandou bem!! Pra quem ta puto com plantações de políticos em jardins, calçadas, ruas…
    Se os caras estão cagando para a lei, para sua cidade, por sua segurança como motorista e pedestre.. Antes de eleito… Depois será pior, não duvide disso.

  35. João disse:

    Fudido!
    Boa sorte a vocês, fazendo um trabalho que todos sentiram vontade mas ninguem teve coragem.
    O país precisa de mais gente assim.

    abraços!

  36. Francisco disse:

    Sensacional, Vandativistas. Vocês nos inspiraram a fazer o mesmo. Abraços!

  37. bruno disse:

    parabéns ao movimento de vocês, vou começar a fazer o mesmo na minha cidade, realmente precisamos mostrar que não somos trouxas, aceitando que façam o que queiram, antes mesmo de serem eleitos!

  38. GOSTEI DE VER, SE TIVESSE GRANA E TEMPO SOBRANDO FARIA ISSO TAMBÉM

    GOSTEI DA ATITUDE, MELHOR ISSO QUE AQUELES PLAYBOY FDP QUE NÃO FAZ NADA, PELO MENOS ESSES TEM DIGNIDADE

    SEMPRE PENSEI EM FAZER ISSO… ALIÁS, TAVA QUASE MANDANDO UMA MENSAGEM ANÔNIMA NA CASA DE UM CANDIDATO A DEPUTADO AQUI NO MEU BAIRRO, DEPUTADO IMUNDO QUE NÃO APRESENTA PROPOSTA NENHUM E FICA COM O CARRO DE SOM PERTURBANDO A POPULAÇÃO

    CRETINOS

    MAS DOU RESPECT A ESSE ATO ATIVISTA, UM DOS ÚNICOS QUE VI E APROVEI.

  39. Rodrigo disse:

    Excelente… Só a parte de jogar fogo que achei de mais… Há riscos de acidentes com vitimas, queima da vegetação em canteiros centrais(como aconteceu no vídeo).
    Adoro ver coisas pegando fogo(ainda mais com cara de político), mas fogo nunca é brincadeira…

  40. Mako disse:

    Muito bem galera, boa atitude, eu mesmo faço isso quando vejo um, mas infelizmente não sabia da lei e capaz que eu tenha desrespeitado a lei, mas agora já sabemos qual é exatamente.

    Aliás, gostaria de perguntar e talvez pedir uma pesquisa rápida de vocês, se eu vejo um banner por exemplo do Maluf no gramado é contra-lei, mas quem paga por isso!? o própio maluf no caso? Se isso desse certo, ou melhor acabasse em punissão com a lei, teria um efeito satisfatório na campanha Ficha Limpa não? talvez acelerando o processo, mesmo achando que seja difícil de acontecer, mas as ações estão acontecendo, e a mídia dando valor as ações de vocês só dão mais força a atitude.

    abraços a todos, e que todos trabalhemos para mudanças cada um ao seu estilo.

    • vandativismo disse:

      Mako,

      A divisão responsável por cartazes e banners, normalmente tercerizam esse serviço. E quando essa empresa não faz o trabalho legal, acabam punindo o Sr. Estupra, mas não mata, com multa e as vezes retiram alguns, que mesmo assim o candidato pode retira-los depois, que punição é essa? E tão pequeno, não faz a diferença no orçamento. Sim, é isso que propomos, que não estamos satisfeito, com soluções porcas proposta pelo proprio governo corrupto, Ficha Limpa já devia ter acontecido faz tempo. Queremos mostrar que de certo modo, não precisamos deles, o povo fiscaliza, faremos o que os políticos não fazem.

      Abraço
      Grupo Vandativismo

  41. Romulo disse:

    Porra!!! Estou de alma lavada!
    Obrigado!!!!

  42. Gabriel disse:

    na boa, achei legal quanta à iniciativa, mas praticar a violência, não constrói nada. Principalmente quanto ao ato de botar o fogo que é o mais agressor de todos, mesmo que tivesse alguém com o extintor. Espero estar errado, mas não há tanta diferença quanto à violência de fazer isso quanto à dos políticos de nos insultarem na tv ou nas ruas com sua mentiras.
    Não sei se vale a divulgação.

  43. Gabriel disse:

    e além disso. Vocês sabem se há alguma lei contra os carros de som? Aquilo não é considerado poluição sonora?

  44. Lastariot disse:

    Poxa, a ideia é legal, mas a parte do fogo e arrastar na rua foi exagero. Podem causar algum prejuízo para a sociedade. Pregos, fumaça, madeira espalhada.

    Pode até ser que vcs façam com cautela, mas ainda assim, o video não demonstra isso e é ae que mora o perigo.

    Com cautela vocês respeitam as outras leis e evitam serem chamados de hipocritas.

  45. luiz rabelo disse:

    excelente iniciativa!

  46. Simon disse:

    Ainda ontem ouvi um sociólogo dizendo que a politica de hoje está criando uma espécie de conformismo eleitoral, não tendo oposição forte ao governo… imaginei algo como uma bolha ao redor do povo como se quisessem limitar as escolhas e tratá-los como filhotes. Essa infantilidade visivel nas propagandas é nojenta aliás o jovem de hj que tem tudo nas mãos esta perdendo a noção de como é dificil e custoso construir ou ter algo, me parece um desisteresse do mundo. Conformidade é só o início, dá aval pra politico roubar e desrespeitar leis.
    Enfim, quem sou eu senão um mero inconformado. Apoio suas atitudes conciente mas realmente… cuidado com fogo, é um dos elementos que o homem ñ consegue controlar… sugiro extremo cuidado.
    Cara, eu bem que sabia que era proibido kkk… pena eu ñ ter ido atrás pra saber antes :/

    Simon

  47. Kiko disse:

    O que adianta fazer as lojas mudarem as fachadas e deixar cavaletes poluindo nossas cidades? (não só visualmente, ou alguem acha que esses cavaletes vão virar BigMacs pra população depois do dia 3??). O que adianta relógios com propaganda que não marcam as horas?
    Se um trombadinha roubasse a bolsa de uma senhora e corresse na sua direção você deixaria de arrebentar a cara dele pq isso é ilegal??
    É nossa obrigação como cidadãos agir. Com votos, com passeatas, com abaixo-assinados… Também é nossa obrigação botar a mão na massa. Lembrem-se que as leis são feitas para proteger a gente, por pessoas que são pagas pela gente. É nosso dever fazer com que elas sejam cumpridas, mesmo quando quem é responsavel por isso não o faz. Seja quando alguem joga lixo na rua, coloca cones pra segurar vagas, ou coloca cavates ilegais. Cada ação precisa de uma reação compativel, e infelizmente, ja que não existe como denunciar de forma efetiva os cavaletes (ou trombadinhas), o caminho é “tira-los de circulação”.
    Não é “olho por olho”… É ter discernimento pra entender que as vezes é preciso desrespeitar uma lei pra fazer outra ser cumprida. É botar na balança. Qual desrespeito de lei é pior para a sociedade. É, acima de tudo, fazer o que você pode com o que você tem.

  48. Rafael disse:

    Apoiado 100% e digo mais, tenho uma pick-up e tenho a ideia de ir passando nas ruas do meu bairro recolhendo todos os cavaletes e destruí-los todos de uma vez em um lugar só… quando quiser podemos se juntar…
    Novamente PARABÉNS…

  49. Andre disse:

    Nota 10 parabens

  50. AtivistaBelaVista disse:

    parabéns pessoal

    Aqui na minha cidade Echaporã -SP

    Fazemos tb, mas diferente, nao atacamos quem esta fazendo campanha irregular, estamos pichando os muros com um X apenas nos candidatos que ja sao vereadores e que acabaram com nossa cidade e tentam se reeleger, estamos mudando o pensamento das pessoas, dizendo, para nao votarem nos mesmos, precisamos de mudanças, sabemos que os politicos de nossa cidade sao todos corruptos e estamos fazendo a camapnha ” diga nao a reeleição” .

    Parabéns

  51. luis disse:

    Olá, vocês mandaram muito bem fazendo este tipo fiscalização, já que quem deveria mesmo fiscalizar faz vistas grossas… Gostaria de saber se teria como eu me integrar junto a vocês para poder fazer essa fiscalização também!

  52. catarinaplatz disse:

    Reblogged this on Catarina Platze comentado:
    Sensacional a iniciativa do pessoal do Vandativismo…
    Quem não tiver preguiça de ler dê uma olhada na Lei 12034 – Art. 37 (se possivel ler tudo)

  53. Cara a iniciativa eh boa, mas sou contra vandalismo, principalmente em queimar , pois pode causar acidentes. Vocês deveriam pensar também em algo para os carros de som que fazem uma poluição sonora com os jingles dos candidatos, e também algo com panfletos e santinhos que sujam a cidade.

    Parabéns, porém tome cuidado, sejam menos “vândalos” e mais criativos.

  54. Adao disse:

    É uma ideia, sei que vocês já estão conhecidos com o nome de vandativismo,
    Mas sabe como é Vandalismo remete as pessoas a algo errado.

    O que acham de Corretivismo, Correção do errado + Ativismo.
    Parabéns é que sabem como é, sempre tem gente que usa argumentos chulos para
    derrubar uma boa ação.

  55. Matheus Muniz disse:

    Ola galera!

    Eu sou do interior de São Paulo, cidade de Jacareí. E aqui a situação é a mesma!! Politicos descumprindo as leis. Eu tenho um blog, estou começando agora, mas quero muito divulgar a ideia de vocês, vou fazer um post sobre esse movimento de vocês e divulgar pro pessoal daqui, amigos, familiares e etc.. Quero juntar uma galera e contribuir pra isso tambem, pois a situação aqui está critica!

    Tudo bem eu postar no meu blog? Se puderem me dar uma resposta, assim que eu estiver com o post pronto, coloco ele no blog e divulgo aqui, se vocês autorizarem.

    Abraços e parabens pelo movimento!!

  56. Os moradores de rua da Lapa-SP estão usando as placas como “moradia”, depois mando uma foto pra vcs publicarem (para qual e-mail posso enviar?)!! Vcs estão fazendo o que todos temos vontade de fazer todos os dias! O Brasileiro é muito passivo, reclama de tudo mas nunca faz nada! Vcs pelo menos estão fazendo!! Cuidado apenas com o lance do fogo para não gerar acidentes, e com os jagunços dos partidos! Força e Honra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s